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2D Definitivo

Ensinado por: Patrick W. Muniz

5 de 5 - Possui 270 alunos inscritos neste curso
Sistema de avaliação implementado em 23/01/2017

Sobre o Curso

Neste curso iremos utilizar a versão 2017.3.0 da Unity.

Ao finalizar este curso o aluno será capaz de criar multiplos jogos com a temática 2D e terá uma boa bagagem de conhecimento para ingressar no desenvolvimento de jogos 3D.

Requerimentos

Você precisa ter um computador capaz de rodar a Unity 2017.0.3

Requer conexão com a Internet para acompanhamento das Aulas

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de programação.

Alguns destaques sobre o que Você irá aprender

Sistema de multiplos personagens com multiplas armas sem a necessidade de criar vários clipes de animação para cada personagem/arma. Iremos criar as animações base referente a classe de personagem e utilizaremos uma técnica para não necessitar criar novamente para personagens que usam as mesmas animações, o mesmo vale para o uso das armas.

Para você ter uma ideia do que estou falando irei dar um exemplo simples, na forma tradicional de animação supondo que você tenha 1 personagem e este personagem tenha a capacidade de usar 10 tipos de espada você basicamente precisaria criar 10 clipes de animação para este personagem, um clipe para cada espada.

Agora imagina que você tem um sistema onde além do uso das espadas você tenha 5 tipo de armaduras ou skins do personagem, você teria que criar para cada armadura 10 clipes de animação para que pudesse usar as armaduras e espadas, só aqui você já teria 50 clipes de animação só para o ataque, mas lembre-se que um personagem tem animação parado, andando, pulando etc... agora pensa que para cada personagem adicional você teria de recriar todas essas animações o que daria um número absurdo de clipes de animação.

Com a técnica de animação que eu irei ensinar neste curso você só precisará criar as animações base (parado, andando, pulando, atacando etc) e para todos os personagens que utilizarem as mesmas animações você não precisará criar nenhum clipe de animação adicional, indiferente do número de armas.

Com base no exemplo acima onde teriamos 50 clipes de animação só para o ataque por conta das skins e armas você terá apenas 1 único clipe de animação para o ataque. Isso quer dizer que você terá um ganho de produtividade gigantesco além de evitar possíveis erros no gerenciamento de muitos clipes de animação e também irá reduzir consideralmente o tamanho final do projeto.
         
         
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A mesma técnica de animação utilizada para os personagens será aplicada aos multiplos inimigos.

Cada um dos inimigos terá seu comportamento IA criado individualmente e terão a capacidade também de utilizar multiplas armas dependendo da classe que ele se encaixa.

Com isso o aludo terá a capacidade de entender bem o funcionamento da criação da IA (inteligencia articial) para que assim seja capaz de criar muito além do que será ensinado neste curso.
         
         
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Além da IA de inimigos comuns, também iremos aprender a criar um sistema de Boss (Chefe de fase)
     
     

Para a parte da criação de cenários iremos utilizar a nova ferramenta de Tileset implementada na versão 2017 da unity que trás um ganho de produtividade muito grande para a criação dos cenários dos jogos. Iremos trabalhar algumas técnicas de construção de cenários para capacitar o aluno no uso desta ferramenta tão versátil. Logo abaixo alguns exemplos dos TileSet que iremos ter a nossa disposição.
 
 
 

Algumas funcionalidades que serão abordadas neste curso

Para uma abordagem bem completa você irá aprender neste curso a criar Inventário, sistema de compra e venda de itens, sistema de atributos e experiência por personagem, sistema de fraquesas a elementos (comum em jogos de RPG), sistema de diálogos, upgrade de armas e personagens entre outras coisas.

Ao final deste curso você terá uma enorme bagagem de conhecimentos para o desenvolvimento de jogos Side Scrolling / Plataforma com um toque de RPG. Para criação de jogos isométricos só mudaria mesmo a forma de montar o tileset e desenhar o cenário, todas as técnicas ensinadas aqui podem ser implementadas em qualquer estilo ou generno de jogo 2D

Sobre a Pré-Venda

Este curso encontra-se no momento em processo de desenvolvimento e gravação das aulas. As aulas começarão a ser disponibilizadas no início do mês de fevereiro e novas aulas serão adicionadas periodicamente até o término do conteúdo.

Ressaltando mais uma vez, ao comprar este curso na pré-venda você está comprando de forma antecipada um conteúdo futuro e por isso está usufruindo de um desconto exclusivo para venda nesta modalidade.

Sobre os Materiais

Todos os materiais necessários para o acompanhando das aulas será fornecido. Por se tratar de material comprado e licenciado os mesmos serão fornecidos contendo uma maca d'água.

Caso o aluno deseja utilizar os recursos gráficos em seu projeto, os links para aquisição de licença dos mesmo estará disponibilizado na área de aluno

Currículo do Curso

Aula 1Download e Instalação da Unity 2017.0.317minutos
Aula 2Introdução a Lógica de Programação / Algoritmo30minutos
Aula 3Variáveis / Tipo de Dados21minutos
Aula 4Operadores Aritméticos22minutos
Aula 5Operadores Relacionais16minutos
Aula 6Estrutura de Decisão IF19minutos
Aula 7Operadores Lógicos24minutos
Aula 8Estrutura de Decisão SWITCH12minutos
Aula 9Array16minutos
Aula 10While8minutos
Aula 11For7minutos
Aula 12Foreach5minutos
Aula 13Funções29minutos
Aula 14Legibilidade do Código15minutos
Aula 15Game Object - Tag - Layer - Transform15minutos
Aula 16Importação De Assets - Configuração Dos Sprites - Parte 116minutos
Aula 17Importação De Assets - Configuração Dos Sprites - Parte 213minutos
Aula 18Importação De Assets - Configuração Dos Sprites - Parte 39minutos
Aula 19Sprite Renderer - Propriedades - Order In Layer13minutos
Aula 20Sprite Renderer - Propriedades - Sorting Layer4minutos
Aula 21Animator - Animator Controller - Criando Os Clipes De Animação17minutos
Aula 22Animator - Gerenciando Animações20minutos
Aula 23Gerenciando Animações Via Script11minutos
Aula 24Mecânicas Básicas do Personagem - Parte 115minutos
Aula 25Mecânicas Básicas do Personagem - Parte 221minutos
Aula 26Mecânicas Básicas do Personagem - Parte 314minutos
Aula 27Mecânicas Básicas do Personagem - Parte 428minutos
Aula 28Extra - Aquisição de Pacotes Gráficos - Marca D'agua nos Assets6minutos
Aula 29extra - Criação Sprite Sheet 115minutos
Aula 30extra - Criação Sprite Sheet 25minutos
Aula 31Criação do Tile Palette - Forma 19minutos
Aula 32Criação do Tile Palette - Forma 25minutos
Aula 33TileMap - Criando e Configurando o Grid10minutos
Aula 34TileMap - Configuração do TileMap7minutos
Aula 35Cenário - Parte 128minutos
Aula 36Cenário - Parte 225minutos
Aula 37Ajuste no Peronsagem - Decoração Animada13minutos
Aula 38Funções para Colisores e Triggers22minutos
Aula 39Matrix de Colisão11minutos
Aula 40LayerMask9minutos
Aula 41RayCast2D22minutos
Aula 42 Interação Com Objetos - SendMessage18minutos
Aula 43Interação Entre Scripts14minutos
Aula 44Adicionando Arma ao personagem17minutos
Aula 45Adicionando o Sistema de Colisão da Arma15minutos
Aula 46Detectando quantidade de Dano da Arma e Tipo de Dano13minutos
Aula 47Sitema de Dano - Ajuste por Resistência e Fraqueza a elementos16minutos
Aula 48Sistema de KnockBack19minutos
Aula 49Ajustando o lado do KnockBack28minutos
Aula 50Sistema de Vida do Inimigo12minutos
Aula 51Sistema de Invulnerabilidade após Hit13minutos
Aula 52Implementando Barra Indicativa de Vida Inimigo27minutos
Aula 53Exibindo o Dano Causado - TextMesh15minutos
Aula 54Sistema de Dano Baseado em Minimo e Máximo da Arma7minutos
Aula 55Exibindo o Dano Causado - TextMeshPro14minutos
Aula 56Chamando animação de Hit e Die11minutos
Aula 57Animação de Hit por tipo de Dano15minutos
Aula 58Animação de Pós Morte13minutos
Aula 59Adicionando Loot19minutos
Aula 60Curso em Produção, Novas Aulas Semanais0minutos

Avaliações

Algumas avaliações o aluno escolheu manter de forma privada
Aryaraj
09 de fevereiro de 2018


Diemesleno Souza Carvalho
08 de fevereiro de 2018
O Patrick é um excelente professor e até o momento todos os cursos que fiz com ele, seja os pagos ou os gratuitos que tem no youtube são excelentes. Esse então tem uma qualidade maravilhosa e recomendo para quem quer desenvolver seus próprios games.


Mario Alberto Amores Fernandez
03 de fevereiro de 2018
Excelente curso super recomendo !! estou ansioso por as novas aulas


Osmar Tadeu de Oliveira
01 de fevereiro de 2018
Excelente Curso!


Cleberson Osorio
31 de janeiro de 2018
Achei que seria só mais um curso de desenvolver um jogo, mas pela grade está acima das minhas expectativas.


De R$ 159,90 por R$ 127,00
20% de desconto

Em até 10x de R$ 12,70 no cartão
Boleto bancário concede 5% de desconto: R$ 120,65 à vista


Lições:60 aulas
Duração:15 horas e 10 minutos
Inclui: Acesso por no mínimo 1 ano
Garantia de 7 dias
Certificado de Conclusão

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